Sead abre edital para Projetos de Agroecologia e Produção Orgânica

(Foto: Reprodução)

Até o dia 10 de março, está aberto o edital para os Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

A chamada pública irá destinar mais de R$10 milhões aos melhores projetos voltados para a construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à agroecologia e à produção orgânica.

Os projetos devem atender a implantação de Unidades de Referência nas áreas produtivas familiares, visando à construção participativa de referências em tecnologias na agricultura familiar, a validação participativa de tecnologias de base agroecológica e orgânica e/ou o compartilhamento de conhecimentos, atendendo às demandas dos agricultores e a realização de atividades de formação relacionadas aos temas de interesse da agroecologia e produção orgânica.

Criados pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), existem hoje no Brasil, 100 Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica.

O objetivo é contribuir com a formação de técnicos e ampliar o acesso a conhecimentos e tecnologias relacionadas à agroecologia e produção orgânica, dois setores que defendem práticas de cultivo em harmonia com o meio ambiente e promovem a inclusão social. Segundo a SAF, por meio da formação do agricultor familiar é possível planejar, executar e monitorar uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.

Os projetos devem ser inscritos em uma das duas vertentes: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) ou Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), pelo site http://cnpq.br/chamadas-publicas