Certificado Sementes de Verdade para produtores de sementes de soja

(Foto: Reprodução)

Aminoagro e Dimicron se uniram para o lançamento do certificado Sementes de Verdade para os sementeiros de soja do Brasil. Para obter o selo de qualidade, os sementeiros precisam alcançar o mínimo de 70% de sementes classificadas como mais alto vigor e alto vigor, que são aquelas que possuem o maior potencial produtivo. Com essa iniciativa, a empresa quer elevar o padrão de sementes cultivadas, e em conseqüência,contribuir para o aumento da produtividade de soja.

A análise das sementes é uma etapa do Programa Construindo Plantas (PCP), que visa uma análise detalhada da semente e correção nutricional em cada fase de crescimento. Para receber o certificado, o sementeiro deverá alcançar o índice de 95% de germinação e 90% de vigor, sendo desses 70% de sementes classificadas como mais alto vigor e alto vigor, e para alcançar esse padrão de qualidade ele poderá contar com um conjunto de práticas de manejo.

A certificação está disponível para os sementeiros em 2016, o que significa que eles terão condição de fornecer aos agricultores em nova condição na safra de 2017, que tem início em outubro. Além disso, na próxima safra a empresa vai ampliar o seu atendimento aos produtores de soja na região Centro Oeste, com a abertura do seu segundo Laboratório de Análise de Sementes (LAS) que iniciará operação no segundo semestre de 2016, em Cuiabá, com investimentos de R$ 1 milhão.