Você sabe o que é e-lixo? vai conhecer tudo no Greenk

Imagem- Divulgação

A cidade de São Paulo vai reunir neste mês de Junho, no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, apaixonados por tecnologia e sustentabilidade. Será a primeira vez que o Movimento Greenk se reúne no Brasil. Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, o e-lixo.

Greenk é a junção das palavras “geek”, que são os aficcionados por tecnologia e a cultura pop, e “Green”. A ideia começou com um grupo de empresários da área de comunicação e conta com importantes parceiros como a Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto GEA, ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, ABRIN – Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação, Synctronics e Virada Sustentável, entre outros.

O Brasil é o maior produtor de e-lixo da América Latina, com cerca de 1,2 milhão de toneladas ao ano, sendo que apenas 2% é descartado de forma correta. Fernando Perfeito, executivo com mais de 15 anos de atuação no mercado de tecnologia e gerente geral da Greenk Tech Show comenta essa preocupante realidade: “Isso significa que a quase totalidade do e-lixo que geramos é desprezada sem nenhum tratamento, condenando terrenos e lençóis freáticos e representando riscos à saúde humana. Uma realidade que precisamos reverter”, explica.

O Greenk Tech Show terá diversas atrações, como as Arenas Games, Youtubers e do Conhecimento. O evento vai convocar os amantes de tecnologia para um grande movimento que incentive o descarte correto. Aquele que levar seu e-lixo para descarte no evento pagará meia-entrada. O e-lixo recolhido será encaminhado para seu desmonte correto e a quase totalidade retornará para a indústria. O reaproveitamento será como peças para novos equipamentos ou como matéria-prima, seguindo as práticas da Economia Circular. O evento quer também deixar postos de coleta perenes na cidade de São Paulo.

imagem- divulgação

                             Corrida e caminhada Greenk e Cosplay

Uma das principais atrações do Greenk Tech Show, será no dia 25 de Junho, domingo, com a primeira Corrida e Caminhada Greenk Cosplay Run & Parade ao redor do Parque Ibirapuera. Tem se tornando habitual a participação de atletas fantasiados em corridas ao redor do mundo. Aqui no Brasil o evento vai reunir a comunidade Cosplay e atletas para uma divertida corrida de 10K, e de 3k e uma caminhada de 3k. Haverá pontos de hidratação e cronometragem por chip e são indicadas para atletas amadores. Já a caminhada é para toda a família. Num estúdio da Cosplay Brasil os inscritos poderão tirar fotos e participar da votação do melhor Cosplay. O participante com o maior número de curtidas será premiado com um cheque de R$ 5.000,00, no palco da Arena dos Youtubers, dentro da Greenk Tech Show. Quem se inscrever para a corrida ou caminhada ganhará um ingresso para o evento.

Foto- Divulgação

                             Craques da bola   X  Craques dos Games

Uma das grandes atrações do Greenk Tech Show será um campeonato inédito de Game em favor de causas sociais. Ex- craques dos principais clubes de São Paulo e da Seleção Brasileira, como Vampeta, Denilson, Luizão, Amoroso, Paulo Sérgio, Marcos Assunção, Velloso e Ronaldo vão formar um supertime  de jogadores de futebol pra disputar um desafio especial contra os craques dos Games, como williang ORDO x Wendell Lira, prêmio Puskás de 2015.

Os jogadores de futebol vão disputar o inédito Triple C Challenge – Champions Challenge for Causes ( desafio de campeões por causas sociais) edição Supermatch, um campeonato de e-futebol  entre os jogadores contra gamers.  Ao todo, serão 16 partidas de 15 minutos entre 16 times de dois jogadores cada. Por meio de uma plataforma de apostas online, os fãs e os seguidores dos ídolos do futebol e da internet, serão transformados em “sócios doadores” de instituições como GRAACC e APAE, entre outras.

O Greenk será uma das causas sociais do projeto e pretende arrecadar doações para ampliar os pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo.

Foto – divulgação

Greenk Tech Show

Data – dias 23,24 e 25 de Junho

Local – Bienal do Ibirapuera

Ingressos: Venda antecipada pelo site WWW.greenk.com.br.

Preço: R$ 65,00 – Quem levar ao evento aparelho eletrônico para descarte, pagará meia entrada.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Helvio Borelli é escritor, autor dos livros Noites Paulistanas, Vozes do Carandiru, Da Academia à Democracia - Biografia do jogador de futebol e treinador Mário Travaglini. Participa da antologia Um Sábado no Paraíso do Swing. É editor do Organics News Brasil e autor do Blog Olhar Urbano e Blog do Helvio Borelli.