Dicas para idosos: Como prevenir quedas

(Foto: Reprodução)

Neste sábado, termina a Semana Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, que visa alertar que as quedas representam perigo para a saúde dessas pessoas

Pensando nisso, separamos algumas dicas para prevenir a queda dos idosos em casa:

– Certifique-se de que a casa está bem iluminada e de que existem luzes de presença para a noite. Tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade dos idosos; evite a existência de tapetes escorregadios; adapte o WC/banheiro com barras de apoio se achar necessário; coloque os números de telefone da família, vizinhos e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis.

– Veja se, na cozinha, tem tudo do que precisam a mão, para evitar que o idoso suba em cadeiras ou bancos. Faça o mesmo com os restantes armários, colocando o que mais utilizam em prateleiras mais baixas.

Lembre-se de que o idoso, em certas oportunidades, perde a noção de perigo e é nessas horas que um acidente pode acontecer.

– Ter uma alimentação balanceada: O processo de envelhecimento pode causar carências nutricionais. Para minimizar esta perda é importante incluir no cardápio alimentos ricos em nutrientes que fazem falta para o organismo.

Na websérie ONB, Dona Cathi Dá o Recado, produzida pelo editor Luiz Fernando Magliocca, Dona Cathi dá várias dicas para manter o equilíbrio e envelhecer com saúde.

COMPARTILHAR
Organics News Brasil / Estilo de viver sustentável.