Dica para idosos: Sapatos com GPS

(Foto: Efe)

Pode parecer loucura, mas, já é uma realidade…A empresa japonesa Wish Hills desenvolveu um sapato com GPS com intuito de ajudar a localizar idosos com demência, que podem se perder e não conseguir voltar para casa.

Os “GPS Docodemo Shoes” mostram a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores com um número de identificação e senha.

“Temos experiência na busca de doentes com demência, perdidos, e sabemos que este perfil de pessoas não utiliza telefones celulares, nem relógios, mas, usam sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”.

Quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, uma notificação é enviada ao dispositivo móvel, que mostra a  posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar a procura.

Custando 35 mil ienes (R$ 1.000,00), estão disponíveis apenas no Japão, país em que praticamente 25% da população superam os 65 anos. “O mercado doméstico é muito importante para nós, no entanto, no futuro nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos”, disse a companhia.

A demência é uma síndrome que implica a deterioração da memória, do intelecto, do comportamento e da capacidade para realizar atividades da vida cotidiana. Cerca de 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo, e a cada ano são registrados 7,7 milhões de novos casos, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fonte: Folha de S. Paulo

COMPARTILHAR
Luiz Fernando Magliocca (Luiz FM) é radialista, jornalista, redator e professor universitário. Tem 47 anos de profissão e ainda não desistiu: continua amando o que faz!