Aplicativo permite avaliar os sistemas de transporte no sudeste brasileiro

(Foto: IDEC/ MoveCidade)

Diariamente, milhões de pessoas vêm e vão de norte a sul, de leste a oeste nos transportes públicos de suas cidades. Para quem mora em São Paulo, sabe o caos que vira a estação Sé do metrô no horário de pico – e não só isso. Afetou uma estação, afetou todas. E terminais de ônibus, então? Preciso nem dizer, né?!

Nenhum número ou cor de linha vai salvar o passageiro das filas intermináveis e dos comentários corriqueiros: “nossa, que cheio esse lugar”, “nossa, deixa eu segurar firme a minha bolsa pra ninguém roubar”, “nossa, isso aqui precisa de uma limpeza”, “nossa… nossa… nossa…”. Nossa cidade. Nosso transporte. Nosso dinheiro.

Seja uma das milhares de vozes a construir uma avaliação independente dos meios de transporte em São Paulo. Disponível para Android e iOS, o aplicativo criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED), o MoveCidade fornece ferramentas para avaliar questões importantes do sistema de transporte, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos dos ônibus, metrôs, trens e ciclofaixas.

(Foto: Divulgação)

Como funciona: Ao dar nota para as rotas que utiliza, o usuário ajuda a produzir dados para pressionar o poder público por melhorias, além de informar outros usuários sobre a qualidade dos ônibus municipais e intermunicipais, metrô, trens da CPTM e ciclovias, além de estações de bicicletas compartilhadas. Pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, os usuários deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de São Paulo. A maior reclamação é a má qualidade da limpeza e manutenção dos ônibus. O conforto com a lotação, a fluidez no trânsito e a segurança têm notas mais altas.

O app MoveCidade funciona em São Paulo e, em breve, será lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro).

(Foto: Divulgação)

Sobre o Idec

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, fundada em 1987, e que é independente de empresas, governos ou partidos políticos. Nossos recursos financeiros provêm basicamente das contribuições de nossos associados. Também recebemos recursos de organismos e fundações, mas que não comprometem nossa independência. Seja um apoiador do Idec.

Acesse https://www.idec.org.br/associe-se e informe-se.

Com informações da assessoria de imprensa.

COMPARTILHAR
Carolina é formada em Rádio e TV, ouve muita música nacional e sempre conversa com suas amigas caninas antes de sair de casa. Não gosta de amendoim. Contato: appliquesabedoria@gmail.com