Hoje é dia de faxina contra a dengue!

(Foto: Divulgação)

Para conter o crescimento da dengue no país, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado é Dia de Faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue”, para conscientizar a população sobre a importância da limpeza para eliminar locais que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti em casa.

O ministro da saúde, Marcelo Castro, afirmou que a preocupação do momento é informar a população sobre os modos de prevenção da doença e, assim, evitar novos casos. “Para enfrentar essa situação, precisamos de uma ação conjunta do governo federal, estadual e municipal, além de especialistas. A sociedade também deve estar envolvida neste processo, ficando atenta às medidas para combater o Aedes aegypti, que agora, passa a ser uma ameaça ainda maior”, explicou.

Os casos de dengue, chikungunya e zika crescem vertiginosamente no país e até a metade do mês de novembro, o número de casos ultrapassou 1,5 milhão, um aumento de 176%, em relação ao mesmo período de 2014.

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegipty (LIRAa), 199 municípios brasileiros correm o risco de ter um surto das três doenças e mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.

Por isso, é fundamental que neste fim de semana, você se certifique de eliminar locais que podem procriar o mosquito, como manter a caixa d’água sempre fechada, limpar a piscina frequentemente, não deixar água parada nos pratinhos de plantas e deixar os lixos sempre fechados.

(Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde)
(Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde)
COMPARTILHAR
Organics News Brasil / Estilo de viver sustentável.