Missão espacial irá retirar o lixo do universo

(Foto: Pixabay)

No filme Gravidade (2013), uma equipe de astronautas tenta reparar os danos na estrutura no telescópio espacial Hubble, quando são atingidos por uma nuvem com fragmentos de um satélite desativado. O impacto provoca uma reação em cadeia, causando a destruição da nave e deixando os astronautas a deriva.

Mesmo sendo uma peça de entretenimento, o filme mostra um problema real na órbita da Terra: o lixo espacial.

Para se ter uma ideia, foram lançados 4 mil satélites desde 1957 e muitos deles já estão desativados, sem contar detritos de naves, foguetes e ferramentas. Há satélites desativados que são maiores que um caminhão. A estimativa é que exista meio milhão de peças no espaço.

A fim de evitar que danos sejam causados em satélites e astronautas ou que detritos caiam e atinjam alguém na Terra, a nave espacial RemoveDebris será enviada para limpar o lixo do universo e da órbita terrestre.

Utilizando um arpão e uma rede, a nave arrastará os detritos espaciais coletados a camadas mais distantes da atmosfera terrestre para destruir o lixo, antes que ele atinja o solo. Estima-se que cerca de 7,5 toneladas de lixo serão destruídas.

O governo britânico deve lançar a RemoveDebris no início de 2018.

** Com informações da BBC