Furnas Educa:­ Um exemplo de sustentabilidade

(Foto: Reprodução/ Google)

Ranking Benchmarking 2016 é um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do Brasil. Os Legítimos da Sustentabilidade é uma iniciativa pioneira na certificação das melhores práticas socioambientais. O programa premia organizações que tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação e o case Furnas Educa ficou na quarta colocação entre as 17 empresas finalistas.

“É gratificante ver que Furnas está ao lado de outras grandes empresas, implementando práticas em prol do coletivo e com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Promover a cidadania, estimular o crescimento sustentável e transmitir mensagens de preservação do meio ambiente fazem parte da política da empresa”, afirmou Leandro Rosa, gerente de comunicação de Furnas.

O Furnas Educa é um programa educacional que estimula a conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso da energia elétrica sem desperdício, a importância de se preservar os recursos hídricos e o meio ambiente, além de alertá-­los sobre os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão.

Criado em 2013, o programa tem o objetivo de difundir valores e perpetuar boas práticas junto à população, estreitando o relacionamento com as comunidades. Funciona em dois formatos: itinerante, percorrendo escolas do país; e fixo, recebendo instituições sede da empresa. São utilizadas cartilhas, vídeos de animação, brincadeiras e técnicas específicas nas apresentações, cuja dinâmica propicia, por meio de abordagens lúdicas, interação entre educadores e alunos. Possui caráter replicador, que possibilita a realização em outros locais, como vilas olímpicas e intercolegiais.

Apenas em 2016, o programa já passou por 42 cidades das regiões Nordeste e Sudeste, tendo visitado cerca de 300 escolas públicas e instituições sociais, e se apresentado para mais de 35 mil crianças.

Nos últimos três anos, o Furnas Educa percorreu mais de 450 escolas e instituições sociais em cerca de 78 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e o Distrito Federal, se apresentando para mais de 150 mil crianças e fazendo suas mensagens serem multiplicadas para aproximadamente 600 mil pessoas.

​Ranking dos Detentores das Melhores Práticas de sustentabilidade do Brasil

Ranking Empresa Case Score Final

1

Itaipu Binacional (PR) Biodiversidade Nosso Patrimôminio 8,32

2

CEAGESP (SP) Reduzindo o Desperdício 8,23

3

CAIXA (DF) Geração de Renda e Energia 8,15

4

FURNAS (RJ) Furnas Educa 8,11

5

Dana Brasil (RS) Fertirrigação Beneficia Rio 7,84

6

Fundação Alphaville (SP) Dilema Comum, Solução Compartilhada 7,82

7

ALUMAR (MA) Ações ecológicas em Manguezal 7,75

8

Casa da Moeda do Brasil (RJ) Produção Sustentável 7,49

9

Biosev (SP) Programa de Segurança Veicular 7,41

10

Instituto Embratel Claro (RJ) REDE + CRIANÇA 7,39

11

Cargill Agrícola AS (SP) Prêmio Cargill – Uso Racional da Água 7,33

12

Copel GeT (PR) Museu: 15 anos de história 7,32

13

Instituto do Câncer (SP) Retorno de Medicamentos ao Estoque 7,27

14

Grupo Neoenergia (RJ) Programa Diálogo Neoenergia 7,27

15

Labor Educacional (SP) Educação e Sustentabilidade 7,26

16

Fundação Vunesp (SP) Sistema Agroflorestal Rikwill 7,22

17

Biosev (SP) Prevenção de Incêndios 7,10
COMPARTILHAR
Organics News Brasil / Estilo de viver sustentável.